​​​​© Todos os direitos reservados à Vitor Dalpiaz Galvão Sociedade Individual de Advocacia/ CNPJ 29.168.532/0001-14

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

Compliance e a Valorização da Marca

 

O valor de uma marca vai muito além de uma cifra financeira. Muitas, inclusive, valem mais do que suas próprias empresas. Diante dessa realidade, é imprescindível que empresas utilizem instrumentos a fim de evitar autuações e desvalorização desse tipo de patrimônio.

Um exemplo recente de risco para desvalorização de uma marca são as denúncias e escândalos envolvendo grandes nomes do varejo em suposta utilização de trabalho escravo na produção de suas peças.

Dentre as condições mais comuns que foram encontradas pelos fiscais do trabalho foram a imposição de jornadas exaustivas de trabalho, baixos salários, restrições para deixar o local de labuta e até mesmo o uso de mão de obra infantil.

Todas são acusações relevantes e, diante das mesmas, fica cada vez mais claro o risco da falta de fiscalização dos grandes varejistas sobre a produção de suas peças. A consequência de tal falta de cuidado é ver sua marca se desvalorizar.

É fundamental que os agentes envolvidos estejam preparados para a aplicação das normas vigentes de proteção e fiscalização, prevenção, repressão e reparação dos ilícitos cometidos contra os trabalhadores. Nesse sentido, o processo de compliance vem se mostrando um instrumento extremamente eficiente no propósito de cooperar e, principalmente, prevenir as empresas contra esse tipo de situação.

Compliance é uma ferramenta de governança corporativa, e significa estar em consonância com as leis e com as políticas e normas internas e externas. Ele tem como princípio três pilares: a prevenção, a detecção e a resposta.

As empresas que fazem uso do compliance conseguem gerir de maneira mais eficaz esses pilares, o que fortalece a cultura de domínio da organização, de forma a assegurar o cumprimento efetivo das leis, políticas e normas internas.

Empresários que adotam essas regras conseguem conduzir melhor seus empreendimentos, bem como combater a utilização de trabalho escravo, o que envolve uma série de desafios relacionados ao controle e gestão. O resultado desse esforço certamente virá na forma de valorização da marca da empresa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

January 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square